top of page

O poder do hábito: Como pequenas escolhas podem mudar sua vida!



"Plante um pensamento, colha uma ação;

plante uma ação, colha um hábito;

plante um hábito, colha um caráter;

plante um caráter, colha um destino."


Por mais óbvio que pareça, sabemos que nossas escolhas podem mudar nosso destino e que a maioria das pessoas vive em uma espécie de piloto automático, fazendo as mesmas coisas dia após dia e reclamando dos resultados. Então, que tal parar um pouco para avaliar nossa rotina?


Sim, é mais fácil falar do que fazer, e se você está se perguntando o que deve fazer para começar a transformar esse cenário agora mesmo, aqui está a resposta: Defina uma meta e crie um novo hábito para alcançá-la!


Aliás, não importa se é um objetivo pequeno ou algo que pode mudar o mundo. Se você parar por um momento e pensar no que deseja e no que está fazendo para conseguir, poderá descobrir que está dedicando seu precioso tempo às coisas erradas.

Stephen Covey, que escreveu o best-seller "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", diz: "Sou o que sou hoje por causa das escolhas que fiz ontem". Então quem é você? Você é o que você gostaria? Que escolhas você está fazendo? Não é fácil responder estas perguntas, talvez porque estejamos acostumados a criar desculpas para tudo e, às vezes, estabelecer metas que estão além do nosso alcance.


Então, a dica aqui é dar pequenos passos e criar hábitos que vão te levar em direção ao seu objetivo! Por exemplo: Se você quer emagrecer, a prioridade deve ser "instalar" a prática de fazer exercícios diários regularmente, como um programa de computador. Depois de implementar o primeiro hábito, defina o próximo, como reduzir o fast food e vá em frente! É uma questão de tempo e paciência para atingir seu objetivo de forma quase natural, como consequencia da "instalação" destes hábitos!


Você pode usar a mesma abordagem em áreas distintas. Por exemplo, se você quiser escrever um livro, crie o hábito de escrever apenas uma página por dia e assim por diante.


Mas a pergunta de um milhão de dólares é: Como criar um Novo Hábito de forma eficaz? Aqui estão alguns passos para ajudá-lo nesta jornada:


1. Comece pequeno e dê a seus objetivos um tempo e um lugar: A primeira coisa a fazer é planejar e definir quando, onde e como. Por exemplo, se você quiser incluir exercícios em sua rotina diária, comece escrevendo uma declaração como caminhar 30 minutos todas as manhãs perto de sua casa. Comece pequeno, lembrando que criar o hábito é seu objetivo atual;


2. Aumente com pequenos passos: Considerando este exemplo, após alguns dias de caminhada, aumente em 5 minutos e comece a correr um pouco. Aumentar gradualmente motiva e trará melhores resultados.


3. Seja consistente: Se você perder um dia de seu hábito, volte aos trilhos o mais rápido possível e tente nunca errar duas vezes para evitar o risco de perder esse hábito. É mais fácil perder uma hábito que não é natural ou confortável do que adquirir um novo.


4. Repita: Você deve repetir a ação por 21 dias para criar um hábito? Um estudo recente da University College London descreveu que isso não é necessariamente verdade. Segundo Phillippa Lally, um novo hábito pode levar até oito meses, dependendo da relevância, nível de comprometimento e porte da prática. Novamente, consistência é mais imórtante que intensidade.


5. Substitua um mau hábito por um bom: Uma das melhores formas de se livrar de uma hábito ruim e substituir por outro. Vamos imaginar que você é viciado em alguns jogos para celular ou está perdendo muito tempo nas redes sociais. Tente usar o mesmo tempo para fazer algo útil, como estudar outro idioma em um aplicativo móvel ou ler algumas páginas daquele livro que você comprou no verão passado. É como matar dois coelhos com uma cajadada só!


6. Modelagem: Se você tem um objetivo e não sabe como criar um hábito para ele, talvez voc~e tenha algum conhecido com as respostas. Encontrar alguém que tenha alcançado o objetivo que você está perseguindo irá ajudá-lo a encontrar o "como" e permitir seguir os mesmo passos, criando um modelo para fazer o mesmo. Caso não conheça ninguém, hoje em dia, tudo o que você precisa fazer é encontrar na Internet milhares de referências e obter a rotina necessária para definir seu hábito. Adicionalmente, se cerque-se de pessoas alinhadas ao seu objetivo, e evite o contrário. Como no exemplo da perda de peso, que tal começar a conviver mais com aquele grupo que se alimenta de forma saudável e se exercita regularmente?


7. Aproveite: A principal razão pela qual temos comportamentos é que gostamos deles, ou pelo menos queremos a recompensa gerada por essas práticas. Mas às vezes, e principalmente com bons hábitos, o prêmio chega tarde, ao contrário do que acontece com maus hábitos como o açúcar, por exemplo, dando-lhe a recompensa instantânea mas com consequências a longo prazo. Portanto, tente encontrar uma forma de compensar o momento presente, como recompensar a si mesmo após concluir um objetivo semanal.


8. Visualização: Você precisa se lembrar que a cada dia que você anda no caminho certo, você estará um passo mais perto do seu propósito. E se você está lutando para se manter motivado, especialmente quando os resultados chegam tarde demais, a clareza e a visualização são cruciais. Uma foto do seu alvo pode ser uma excelente Uma coisa podemos dizer com certeza: no começo, não vai ser fácil, mas com o passar do tempo, você vai rodar no piloto automático, mas desta vez, na direção certa! Afinal, "Nós somos o que fazemos repetidamente! Excelência, então, não é um ato, mas um hábito." (Aristóteles)

4 visualizações0 comentário
bottom of page